domingo, 9 de agosto de 2009

Declaração de Salamanca

Para a primeira semana de aula, fundamentaremos nossos estudos com a Declaração de Salamanca
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

14 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com os direitos que as crianças com N.E.E. têm e também, os professores devem ser capacitados e competentes para lidar com as mesmas, independente de raça e cor.

Thalita

Anônimo disse...

Esta nova denominação N.E.E. é ótima, pois ela por si só inclui a pessoa com necessidades educacionais especiais, afinal de contas, qual aluno não tem necessidades educacionais especias? Diversas pesquisas em avaliação apontam que cada aluno aprende da sua maneira, no seu tempo, e que por isso a avaliação não pode se resumir em uma mera prova. O aluno com N.E.E. não é diferente neste ponto de vista! É claro que existem muitos desafios, começando pela falta de preparo na instituição, acarretando o preconceito e assim por diante, mas achei interessante esta nova denominação, pois quando analisada, sugere que que o aluno com N.E.E. é, definitivamente, igual a todos.

Carolina Braz - 753156 - 7ª etapa

Anônimo disse...

Todos os professores devem ser capacitados e ter uma boa produção de conhecimentos da Educação Especial, todas crianças com N.E.E tem o direito no processo de aprendizagem para ser produtivos e capazes de resolver problemas sociais ao chegar a sua vida adulta.

Geisa 776456

Anônimo disse...

Todos os professores devem ser capacitados e ter uma boa produção de conhecimentos da Educação Especial, todas crianças com N.E.E tem o direito no processo de aprendizagem para ser produtivos e capazes de resolver problemas sociais ao chegar a sua vida adulta.

Geisa 776456

Anônimo disse...

Em observação nas escolas em que estagiei nas salas de ensino fundamantal dos anos inicais, Percebi que há uma criança com síndrome de dow, só que tanto os professores quanto a equipe deixa ele muito a vontade, não dá limites, sai da sala na hora que quer, faz o que bem entende.Acredito que falte um pouco de capacitação para esses profissioanis em N.E.E e o que você acha????
Jocimar RA.781.302

Rosangela disse...

Com certeza a capacitação é fundamental, mas também deve haver o bom senso por parte dos educadores que precisam auxiliar na aprendizagem de todas as crianças a conviverem em diferentes ambientes.

Adeliana Moreira de Freitas disse...

Olá Professora.....Gostei muita da aula, na qual foi descutido em sala, sobre a Declaração da Salamanca...no começo achei estranha, pois ainda não sabia do que se tratava.E passei a compreender que são direitos que as pessoas com necessidades especiais possuem.
Valewwww Professora !!!
Até a proxima aula.

bjsss

Anônimo disse...

olá-professora
temos-que-colocar-em-prática-os-direitos-de-pessoas-com-necessidades-especiais,pois-tem-muita-escola-que-diz-ser-escola-preparada-para-ateder-essas-crianças-mas-não-esta-apta-para-ateder-as-necessidades-básicas-pessoas-especiais.
Silvana

Anônimo disse...

Boa tarde Professora!
As aula de Inclusão estão sendo muito interessantes para ampliação dos conhecimentos sobre a tão importante Educação Inclusiva.
Estou conhecendo e aprendendo coisas que não sabia. A lei de Salamanca enfatiza com clareza os direitos de todos que necessitam de cuidados Educacionais Especiais. Assim é preciso que a Sociedasde seja mais solidária com esses cidadãos.
Também gosto das experiências que a senhora relata para nós, sobre o contato com essas crianças.
Tchau, bom domingo e até amanhã!!!
Beijos.
Joelma Francione - 8ª etapa RA: 781021.

Luana disse...

Rosangela, a aula sobre a declaração de salamanca foi muito interessante, e vc sabe que principalmente pra mim, pois meu tcc necessita dessa declaração para acontecer não é?

Durante as aulas consegui tirar algumas duvidas quanto a alguns tópicos da declaração o que vai me facilitar muito agora no processo de escrita.
Bjussssssssssssssssssss.

Luana Duarte

Anônimo disse...

Boa noite professora,estou gostando muito das aulas,antes disso não tinha conhecimento sobre a declaração de salamanca,comecei a ter um olhar mais crítico para um aluno que tem dificuldades de pronunciar algumas palavras,já fiz um relatório e mandei para diretora, para que a mesma envie a uma fonodióloga,quando ele entrou na escola com três anos, não falava nenhuma palavra,agora fala só as primeiras sílabas. Um grande beijo,te mando notícias do processo.

Vanusa 8ªetapa 779849

Jaqueline disse...

Boa noite professora estou adorando as aulas de inclusão, e aprendendo bastante sobre a declaração de salamanca, amei aquela aula que fizemos uma simulação da entrega de uma carta ao conselho tutelar fundamentada na declaração e no estatuto da criança e do adolescente foi dez bjs,

Rose disse...

Boa noite professora.
Antes via se a inclusao como assistencialismo, e o pouco que se fazia ja era muito bom, hoje com os direitos assegurados por lei pode-se e se faz muito mais. No entanto ainda estamos muito longe do ideal. Para se fazer inclusao é necessario profissionais capacitados, dirigentes engajados, esclarecimentos à populaçao e aos familiares dos portadores de necessidades especiais, assim poderemos chegar um dia a ter muitos portadores de N.E. no mercado de trabalho exercendo seus direitos de cidadao(assim como nossa professora Maria Elisa uma dos poucos que obtetiveram sucesso antes da inclusao 'virar moda')
Espero que cheguemos ao dia que a inclusao seja um ato corriqueiro na educaçao e na sociedade,e eu pretendo fazer minha parte com a colaboraçao e orientaçao da professora Rosangela.
Obridaga pela paciencia, colaboraçao, esclarecimentos e pela orientaçao.
Beijos.
Rose 782844.

Jessica disse...

Será que estaremos preparados para trabalhar com essas crianças após as preciosas informações fornecidades nesta etapa.
Jessica Freitas 780027