sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aprendendo com as mães

Desde que comecei a trabalhar com crianças com deficiência  no município de São Sebastião, me chamou muito a atenção o relato das mães deles.
Como nossa sociedade ainda está caminhando para ser inclusiva elas encontram muitas barreiras e frequentemente sentem-se sozinhas para lutar contra todo o tipo de preconceito.
Vejamos que relato interessante:
Eu estava fazendo anamnese com a mãe de uma menina que teve mielomeningocele e não tem mobilidade nos membros inferiores.
Quando perguntei a ela sobre sua escolaridade, descobri que a genitora mesmo sendo muito nova ( tinha menos de 25 anos) não havia frequentado a escola, quando perguntei o motivo ela me respondeu:
" Eu era um bicho do mato, vivia isolada de tudo, minha filha é que me ensinou a viver!"
De fato ela aprendeu muito, a estudante é muito bem cuidada, é frequente na escola, a cadeira de rodas dela é sempre adequada mesmo que elas precisem ir periodicamente para a AACD em São Paulo.
Sinto para essa mãe não há barreiras e nem limites para promover a inclusão da filha!

Nenhum comentário: